quinta-feira, 2 de maio de 2013

Apresentação do Simpósio Internacional

APRESENTAÇÃO



O SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HERMENÊUTICA “TEMPO, ÉTICA E ESTÉTICA”, pretende discutir o conhecimento e o método hermenêutico em suas implicações com a filosofia e as ciências humanas numa perspectiva em que insira a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Federal do Piauí no debate internacional sobre a hermenêutica. Por essa apresentar-se contemporaneamente, como uma área de saber imprescindível à compreensão do sentido da ciência e da tecnologia, para o homem do século XX que vive no século XXI, com alto grau de desenvolvimento científico. Isto porque, a hermenêutica quando exercida pelo indivíduo apela para o esforço e a busca da compreensão da existência, que se expressam na construção de obras que constituam a cultura. Sendo um conhecimento que possibilita a autonomia de transformação da sociedade, na medida em que possibilita a reflexão do indivíduo como um homem capaz de compreender a sua existência em relação com a existência do outro, como condição de preservação da espécie, levando-o à consciência da necessidade de construção de uma sociedade justa centrada em instituições igualmente justas.
       A condição preliminar da hermenêutica contemporânea é pensar o homem como um sujeito capaz dotado de capacidades para viver bem consigo e com o outro em instituições justas. Para tanto, exige-se uma educação que desenvolva todas as potencialidades deste homem a partir da sua condição primária que são a intenção ética e a norma moral, pare que se constitua um sujeito com uma identidade consciente da sua   falibilidade mas, capaz da superação, tanto pelo ato do perdão como pela auto estima em querer sempre melhorar a sua condição humana.
       Como método, a hermenêutica oferece às Ciências Humanas a recuperação e criação de um discurso consistente na reativação da sua significância tanto a partir do conjunto de regras sintático-semântico da língua, tal como é praticada na comunidade de falantes, por ser a língua dinâmica e histórica, quanto o sentido que a língua indica para a compreensão do sujeito e da sua comunidade linguística, viabilizando a extração da verdade como uma interpretação legitimada nos valores temporais, éticos e estéticos do sujeito e da sua comunidade. Possibilitando, assim, à Filosofia e às Ciências Humanas a discussão e a busca de soluções aos problemas existenciais e sociais que a sociedade contemporânea experimenta.

Um comentário:

  1. Muito bom e remete a citação de Gilles Deleuze na obra O que é filosofia ?: ""Não nos falta comunicação, ao contrário, nós temos comunicação demais, falta-nos criação" (GILLES Deleuze & FÉLIX Guatarri, O que é filosofia?, pag. 130)

    ResponderExcluir